Disciplina - Sociologia

A Agenda

Iamgem do DVD do filme
Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Esse filme proporciona uma densa e exaustiva reflexão crítica sobre as dimensões da modernidade burguesa quando feita a análise de elementos compositivos da narrativa fílmica.

O diretor procura mostrar o desespero do personagem por se reintegrar à sociedade, além de evidenciar o drama humano diante do desemprego.


Sugestões temáticas:
- Desemprego                                     - Capitalismo Global                                     - Fetichismo
- Globalização                                     - Alienação                                                   - Modo de Produção Capitalista

Mais informações:


Apesar de baseado em fato real, o filme de Cantet expõe a vida fictícia (e, portanto, simulada) de uma personalidade em agudo processo de desefetivação. Diante de sua incapacidade de se integrar aos tempos pós-modernos, só restava a Vincent empregar seu tempo simulando ser produtivo.Imgem do filme A Agenda

A personagem Vincent incorpora em si a verdade do capitalismo global sob a dominância do capital financeiro. O mundo da globalização financeira é o mundo do simulacro e da simulação sistêmica, onde o que parece ser, não é. Por exemplo, o que parece ser a sociedade do trabalho é, de fato, a sociedade do desemprego, expressão maior da lógica do capital exacerbado em tempo de globalização.

Enfim, a simulação de Vincent é sintoma do sistema social baseado no agudo fetichismo do dinheiro, representação virtual do produto-mercadoria. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: