Disciplina - Sociologia

O Adversário

Capa do DVD Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
De certo modo, o filme problematiza o mundo do trabalho que é, muitas vezes, negado pela própria estrutura social. No mundo da financeirização, o ideal de emprego e de profissão tendem a serem desefetivados.

Podemos perceber a tragédia de Jean-Marc como uma metáfora da contradição do sistema capitalista. A sociedade moderna exige e nega, ao mesmo tempo, a implicação pessoal com o emprego e a organização do tempo de vida a partir do tempo de trabalho.

Sugestões temáticas:
- Desemprego               - Capitalismo Global                - Fetichismo
- Globalização               - Alienação                               - Modo de Produção Capitalista

Mais informações:
Jean-Marc Faure, durante quase 20 anos, enganou todas as pessoas à sua volta, inclusive esposa e filhos. Mentiu sobre ter se formado médico, sobre seu trabalho, sua rotina. Todos os dias, dizia sair para o trabalho na OMS, quando, na verdade, passava o tempo dentro do carro, dissimulando sua inatividade.
imagem do filme O Adversário
Para conseguir dinheiro, Jean-Marc enganava alguns amigos e até o sogro dizendo que investiria as economias deles na Suíça, o que não acontecia, claro. Quando a farsa começa a se manifestar, Jean-Marc decide eliminar seus entes queridos.

O filme L ‘Adversaire baseou-se em fato verídico. Um assassinato múltiplo aconteceu na França em 1993 e inspirou o livro homônimo de Emmanuel Carrère que trata de um fait divers revelado de forma chocante numa manhã de neve de Janeiro de 1993.

O filme é um drama angustiante sobre as mentiras, as escolhas e, principalmente, sobre a própria vida na sociedade da competitividade e da produção. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: