Disciplina - Sociologia

Alexandre, O Grande

Imagem da capa do DVD do filme Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
O que Stone nos apresenta em Alexander, é um Alexandre intrépido, verdadeiro espírito globalista, que busca expandir os valores do helenismo e atingir os limites do mundo.

Podemos admitir que a mensagem do filme para o nosso tempo, tempos de crise estrutural do capital e de impasses geopolíticos (e culturais) do Ocidente expansionista é a fragilidade do Alexandre da "globalização" que pode ser uma alegoria complexa dos impasses expansionistas da civilização do capital.

Trecho do filme:
- Aristóteles - Política

Sugestões temáticas:

- Globalização                                - Diversidade Cultural                                    - Choque de civilizações                      

Mais informações:
Neste épico histórico, Oliver Stone nos apresenta a vida e glória de Alexandre, o Grande, sua infância e adolescência (instruído por Aristóteles); sua assunção ao trono da Macedônia, após o assassinato do seu pai, o Rei Felipe, o Caolho.
Imagem do filme Alexandre
Aos poucos, vislumbramos sua ânsia de conquistar o mundo, com a vitória sobre Dario, o Persa, na batalha de Gaugamela; a conquista da Babilônia e sua incursão expansionista através da Ásia Menor e Índia.

O diretor e roteirista optou por dar um enfoque psicológico ao personagem heroico, dando ênfase em sua dimensão existencial: o bissexualismo, destacado através de seu relacionamento intenso com seu amigo de infância Hephaistion; e a relação de amor e ódio com a mãe Olympia.

Talvez o Alexandre de Oliver Stone, interpretado por Colin Farrel, seja o Alexandre da “globalização”, tão intrépido, quanto frágil, convivendo com as tensões consequentes do seu projeto de mundo como, por exemplo, a candente questão do “choque de civilizações”, Ocidente X Oriente, que está colocada no cenário da geopolítica mundial hoje, está pressuposta na narrativa histórica de Alexandre.

Afinal, uma das formas de compreendermos o tempo presente, seria elaborarmos interpretações sobre o tempo passado. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: