Disciplina - Sociologia

Os significados sociais da globalização (Uma introdução)

Professor: Fagner Carniel
Estabelecimento: Alcindo Fanya Jr, C E P/ Surdos -E I F M
Município: Curitiba NRE: Curitiba
Nível de Ensino: Ensino Médio
Disciplina: Sociologia
Conteúdo Estruturante: Trabalho, Produção e Estratificação Social
Conteúdo Básico: Globalização e Neoliberalismo
Conteúdo Específico: Os significados sociais da globalização

Objetivo
Esta prática objetiva uma reflexão introdutória acerca dos múltiplos sentidos que a globalização adquire no mundo contemporâneo. A expectativa é abrir a discussão para que os alunos percebam os impactos da globalização no modo como percebemos o mundo.

Justificativa
Algumas perspectivas (sociológicas) apontam profundas transformações nos modos de sentir, perceber e viver com a aceleração das trocas em escala global. Tal processo, que se radicaliza durante o século XX, indica mudanças não apenas econômicas, mas sobretudo culturais no modo como experimentamos o tempo e o espaço. Como já observou Anthony Giddens (1998), não se trata exatamente de um movimento de homogeneização de comportamentos, valores e visões de mundo; pelo contrário, refere-se a um processo global que é sentido de diferentes maneiras dependendo da posição que ocupamos na sociedade. Diante disso, está prática pretende introduzir o tema das mudanças subjetividade dos indivíduos ocasionadas pela radicalização dos processos de globalização para abrir a discussão das diferenças e desigualdades sociais implicadas neste movimento.


Problematização
Como entender o nosso mundo? O que entendemos por mundo? É mesmo possível pensar em uma sociedade global? A partir destas indagações mais gerais acerca da percepção que temos do planeta, do conjunto das sociedades mundiais, pretende-se incitar a reflexão acerca dos múltiplos significados que os atuais processos de globalização imprimem sobre as pessoas por meio de um esquema, uma definição , uma música. Após apresentar o tema, pretende-se iniciar uma discussão sobre as desigualdades produzidas pela globalização atual através desta charge:




Desse modo, debatendo e refletindo sobre os movimentos vigentes de homogeneização e diferenciação (reação) a partir do reconhecimento das recentes transformações (tecnológicas, econômicas, culturais, etc.) no modo como percebemos as relações de tempo e espaço na contemporaneidade.

Atividade

Ao final proponho uma atividade na qual os alunos e alunas deverão refletir sobre os múltiplos e desiguais significados radicalizados pela globalização atual.

Referências
GIDDENS, A., BECK, U., - LASH, S. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Moderna. São Paulo: UNESP, 1996.
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