Disciplina - Sociologia

Auguste Comte

imagem de ComteO nome Auguste Comte está intimamente ligado ao positivismo e normalmente lhe atribuem a paternidade da Sociologia por ter usado essa palavra pela primeira vez em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva.

O contexto histórico em que esse pensador viveu é marcado por "anarquias" e "desordem", os regimes despóticos e as consequentes revoluções eram frequentes. Esses acontecimentos levaram a população a uma insatisfação com a política generalizada, chegando a beirar a descrença. Situação que culminou com uma crise dos valores tradicionais.

Diante desses acontecimentos, Comte procurou dar uma resposta e, pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores e contemporâneos, principalmente o Saint-Simon, elaborou um corpo teórico a que chamou de positivismo. A filosofia positiva tinha esse nome porque pretendia ser a contraposição das filosofias iluministas, que por sua vez, se caracterizavam por contestar as instituições sociais que ameaçavam a liberdade dos homens. Comte estava preocupado em organizar a realidade e não a modificar.

Esse autor defendia que os estudos sociais deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade. A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza. Para a investigação dos fenômenos sociais os mesmos procedimentos das ciências naturais deveriam ser empregados, tais como a observação, a experimentação, a comparação, etc.

Saiba mais...

Recursos Didáticos relacionados ao pensador Auguste Comte

ícone para acessar lista de simuladores
Simulador - quiz 

ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos



Recomendar esta página via e-mail: