Disciplina - Sociologia

O processo de trabalho e a desigualdade social

Autora: Kelli Cristina Warcholyk Honesko
Instituição: Colégio Estadual Cristo Rei
Município: Prudentópolis-Pr
Conteúdo: O processo de trabalho e a desigualdade social
Série: 3º ano Ensino Médio

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.

O primeiro passo será fazer uma provocação aos alunos a respeito do assunto, questionando sobre os conceitos, problemas, trabalho, necessidades da vida cotidiana dos mesmos, tentando fazê-los refletir e analisar a realidade da sociedade em geral.

Depois os alunos assistirão a recortes do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin. Os alunos poderão aprimorar conceitos com relação ao trabalho e observar questões da Revolução Industrial e ver como isto afetou a vida de muitos trabalhadores, pois, o seu trabalho foi dispensado devido às máquinas, que vieram produzir em maior quantidade e em menor tempo.

Utilizando revistas e jornais confeccionarão cartazes demonstrando as diferenças sociais existentes em nossa sociedade - desde meninos que vivem na rua até pessoas com mansões milionárias - reconhecendo contrastes que podem ser vistos sem nenhum esforço. Sendo assim, devemos estimular nossos educandos para que tantas barbáries não se tornem “normais” aos nossos olhos, mas sim tenham a capacidade de se indignar com as coisas que causam desigualdade.

Para finalizar, farão uma análise crítica da imagem projetada num telão.
Com isso, pretende-se despertar nos educandos a capacidade de refletir e agir em busca de igualdade social, pois, poderão perceber, com este trabalho, o enorme abismo que existe entre as classes, ou seja, entre as próprias pessoas.

Referências
DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=98.
Recomendar esta página via e-mail: