Disciplina - Sociologia

Trabalho, produção e classes sociais

Nome: Claudia Aparecida de Oliveira
E-mail: claudiaoliveira@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Humberto de Campos -EFM
Município: Atalaia - Pr
Conteúdo: Trabalho, produção e classes sociais
Série: 3º - Ensino Médio


Relato


Partindo do texto: O processo de trabalho e a desigualdade social (Livro Didático Público), foi proporcionado, primeiramente, uma reflexão e discussão sobre a música COMIDA, de Arnaldo Antunes, e que após ouvirmos a música, com leitura da letra, fizemos uma reflexão sobre as necessidades básicas do ser humano e os caminhos que o homem busca para suprir tais necessidades.

A professora fez breve explanação sobre o conteúdo, retomando a discussão já estudada no início do ano, quando vimos a unidade sobre a gênesis da sociologia, a consolidação do capitalismo industrial, processo de alienação, entre outros.

Nas intervenções a professora procurou relacionar o conteúdo do texto em questão com outros conteúdos já estudados, na filosofia, como filosofia da ciência e bioética, lembrando que na medida que a humanidade se apropria da natureza, modifica o espaço desequilibrando o meio ambiente, isso tudo através das relações de trabalho.

Como atividade prática, sugeri que pesquisassem em jornais de circulação diária (classificados de empregos), e que elaborassem um quadro demonstrativo com uma lista de 10 itens, que contenha:
Cargo ofertado;
Grau de escolaridade exigido;
Salário proposto;
Exigência de experiência na atividade;
Conclusão sobre a pesquisa realizada, com análise sobre os dados levantados.

Após a pesquisa, os alunos apresentaram à sala o resultado dos dados levantados, houve um debate com a conclusão dos grupos.

Os alunos perceberam a importância do trabalho para o suprimento de suas necessidades básicas, a exigência de uma formação profissional para o mercado de trabalho, que os indivíduos mais preparados recebem os melhores salários, que precisam estar em constante aperfeiçoamento profissional para competirmos no mundo globalizado.

Referências


PICANÇO, Katya. O processo de socialização e a desigualdade social. p. 175. Sosiologia/Vários autores. Curitiba, Seed/PR, 2006.
POCHMANN, M. O emprego na globalização. São Paulo: Boityempo,2002.
Recomendar esta página via e-mail: