Disciplina - Sociologia

Claude Lévi-Strauss


Foto de Lévi-StraussClaude Lévi-Strauss(1908-2009) foi um grande antropólogo, etnólogo e professor francês. Formado em direito e filosofia na França e produtor de uma vasta obra, Lévi-Strauss foi o criador da antropologia estrutural e um dos maiores pensadores do século XX.

Após completar seus primeiros estudos de graduação, foi convidado, em 1935, a lecionar na recém-criada Universidade de São Paulo através de uma missão universitária francesa. A estadia, que foi até 1939, não poderia ter sido mais produtiva: muito mais do que colaborar para o estabelecimento da maior universidade brasileira, durante esse período, Lévi-Strauss fez diversas expedições pelo interior brasileiro, onde estudou comunidades indígenas e teve a sua grande vocação para a etnologia desperta. É o registro dessas viagens que está presente em Tristes Trópicos (1955), livro que mescla elementos antropológicos de estudos acadêmicos com a descrição pessoal e narrativa literária.

Contrário à idéia de superioridade e privilégio da civilização ocidental, acreditava e enfatizava que a mente selvagem e tribal é igual à mente civilizada. Seus estudos sobre as comunidades não-civilizadas, baseados no campo da linguagem e da linguística, possibilitaram novas perspectivas também para a psicologia, ajudando a entender como a mente humana trabalha.

O antropólogo rejeita a idéia de privilégio do ser humano no mundo, e acredita que nós devamos mudar nosso comportamento em prol de um mundo melhor, conforme sua célebre frase dita em 2005, quando recebeu o 17º Prêmio Internacional Catalunha: " Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

Disponibilizamos, neste espaço, informações e materiais relacionados a esse importante pensador das Ciências Socias.

ícone de artigos
Artigos
ícone de links interessantes
Links Interessantes
ícone de sugestão de leitura
Sugestões de Leitura

Icone Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: