Disciplina - Sociologia

Sequência de aulas - Ideologia - 1ª Aula

1ª Aula


O professor inicia a aula comentando que o tema abordado na aula é ideologia, e lança a seguinte pergunta:

O que é ideologia?

O professor deverá conduzir as discussões, realizando um diagnóstico para identificar as noções sobre o conceito de ideologia que se manifestam entre os alunos. Possivelmente os alunos apontarão definições difundidas no senso comum e cabe esclarecer que são variadas as interpretações sobre esse termo e que foi usado pela primeira vez pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836) que o empregou em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801, para designar o "estudo científico das ideias". Desde então, diversos têm sido os usos e normalmente está associado a um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais, como, por exemplo, as opiniões e as preferências que os indivíduos têm sobre o sistema político vigente, a ordem pública, o governo, as leis, as condições econômicas e sociais, entre outros.

Depois dessa introdução, apresentar o fragmento de texto abaixo e solicitar que os alunos exponham seus comentários sobre ele:

“A sociedade contemporânea é menos uma sociedade de consumo e mais uma sociedade ideologizada pelo consumo”.
ZACARIAS, R. Sociedade de consumo ou ideologia do consumo: um embate.
In: Jornal eletrônico. Faculdades Integradas Vieira Junior. Ano V –Edição I –Maio 2013.

Para incentivar as participações, propõem-se as seguintes questões:

a) Toda a população mundial tem acesso aos bens de consumo de primeira necessidade?
Comentar que 20% da humanidade é responsável por cerca de 80% do consumo anual de energia e recursos do planeta, sendo também responsável pela produção de cerca de 80% da poluição, inclusive daqueles processos que geram riscos globais. (PÁDUA, 2003)

b) O consumo efetivo ocorre na mesma intensidade em que se manifesta nos sujeitos o desejo de consumir?
A fim de incentivar o consumo, são utilizadas técnicas como a estética da mercadoria e a obsolescência planejada, com objetivo maior de impor todos os valores do capital, levando os sujeitos a acreditarem que não existe outro jeito possível de alcançar a felicidade senão através do consumo. Neste contexto, a propaganda e a publicidade têm papel fundamental.

c) É possível afirmar que somos influenciados em nossos hábitos de consumo?
Espera-se que neste momento os alunos já tenham realizado uma reflexão acerca do que vestem e por que vestem deste ou daquele modo; por que queremos usar determinadas marcas e queremos comprar eletroeletrônicos ou um tênis que vimos num comercial. Caso isso não apareça nas intervenções se deve reforçar o fato de sermos influenciados a usar determinadas roupas ou marcas, ingerir certas bebidas, determinadas marcas de alimentos, frequentar certos ambientes, etc., mostrando que tudo isso atende a um propósito que é o de que os sujeitos só passam a se sentir enquanto pertencentes à sociedade moderna quando conseguem se tornar consumidores de produtos que lhe atribuem status social. Nesta perspectiva, o consumo torna o homem escravo do trabalho e do dinheiro.

Para dar continuidade a esse debate, apresentar alguns comerciais televisivos para ilustrar como ocorre a intenção de manipular o consumo e como se operacionaliza.


Propaganda da Sukita

Propaganda da Seara

Propaganda do Bravo 2013

Após assistir aos vídeos, sugere-se aos estudantes uma discussão em grupo, orientados pelas seguintes questões:
a) O que mais lhe chamou atenção?
d) Que ideias estão sendo veiculadas pelas propagandas?
b) O que você entende por consumo e consumismo?
c) Que outros exemplos vocês conhecem que se aproxima desses exemplos de comportamento?

Depois da discussão em grupo o professor deve propor um bate-papo coletivo orientado pelas questões anteriores e, durante essa conversa, se deve evidenciar a diferença entre consumo e consumismo destacando que no consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo.

2ª Aula

imagem de dois carros
O professor deve retomar a distinção entre consumo e consumismo propondo a seguinte situação para debate: Vocês tem a intenção de comprar um carro e estão em dúvida em relação à marca a escolher. Suas necessidades são básicas: vocês precisam do carro para transporte diário e para lazer. A questão financeira não está em jogo, não é o problema. Duas opções lhes são apresentadas. A primeira, um carro popular, e a segunda, um importado. Apresentar a imagem e perguntar: Qual desses produtos vocês comprariam e por quê? (Atividade adaptada do blog Contextoshistoricos)

Durante o debate o professor buscará mostrar como a ideologia, por meio do consumo, tende a moldar o comportamento das pessoas, levando-as a ter como objetivo a posse dos produtos.

Neste momento, o professor poderá discutir com os alunos a existência das diversas formas que a ideologia se apresenta no nosso cotidiano. Sugere-se apresentar as seguintes frases solicitando que os alunos as anotem em seus cadernos.
a) Todo o político é corrupto.
b) O brasileiro é um povo preguiçoso.
c) Apesar de ser mulher, ela é inteligente.
d) Ele é um preto de alma branca.

documento pdf
Texto: Mas o que
é ideologia
Neste momento acontece a leitura do texto: Mas o que é ideologia.

Após a leitura do texto, os alunos retornarão às frases apontadas anteriormente destacando como a ideologia atua afim de normatizar o nosso cotidiano e naturalizar os preconceitos e as desigualdades sociais, políticas e econômicas. Ao final do debate os alunos deverão produzir um texto explicando porque as frases são expressões ideológicas.


3 ª Aula


Para finalizar os estudos sobre este conteúdo, sugere-se a audição da música Babylon, de Zeca Baleiro.
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Letra e música:
Babylon


Após ouvir a música, entregar uma cópia da letra e propor uma análise da mesma a partir das questões que seguem. Os alunos poderão anotar as questões e o resultado da análise em seus cadernos.

  • Qual o tema abordado na música?
  • Que mudanças a personagem quer fazer em sua vida e porquê?
  • Qual a situação econômica do autor e como ele gostaria que fosse? Tente montar um quadro contendo, de um lado, expressões e/ou palavras que caracterizam as reais condições financeiras do narrador e, do outro, como ele gostaria que fossem.
  • Por que o autor faz o uso de palavras estrangeiras na música?
  • A personagem cita elementos que caracterizam uma vida de glamour. Quais são eles?
  • Nos versos “Au revoir ralé” e “bye bye miserê” de que o narrador está se despedindo? Por que ele mescla português com outros idiomas nessas expressões?
  • Qual a sua interpretação para o verso “Cansei de ser duro vou botar minh’alma à venda”?
  • O que você entende por “A vida é um souvenir made in Hong Kong”?
  • O narrador se diz “cansado de ser caça”. De que maneira ele pode se tornar um “caçador”?
(Questões adaptadas do Projeto Redigir, FALE/UFMG, 2009. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/redigir/babylon.doc. Acesso em set de 2013)

Sugestão de leitura para o professor: No site http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/garrafa8/al-monicaamim.html, Mônica Amim propõem uma análise da música Babylon.

Para finalizar a aula, os alunos deverão socializar suas análises e, para isso, o professor inicia uma discussão comentando que o termo Babylon lembra Babilônia, símbolo rasta da sociedade injusta e capitalista. Na música, Zeca Baleiro convida seu amor para ir morar em Babylon e lá usufruir do bom e do melhor.

Durante esta atividade o professor deve comentar, também, que esse reggae pode ser entendido como uma crítica a sociedade capitalista e aos valores da mesma.

Atividade complementar
Pode-se solicitar que os alunos se reúnam em grupos e construam, a partir da audição da música, uma “paródia” sobre o conceito de ideologia trazido pela música. Após a realização desta atividade, os alunos deverão socializar suas produções com os demais grupos.

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